Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
Mais um ano, mais uma tradição, mais um largo que se animou e fez lembrar tempos passados.
Estou a falar das tradicionais fogueiras de Stº António e da animação que as "acompanha".
Quem passava no largo de Stº António durante a tarde pôde ver já, encostados a um canto, os rosmaninhos a queimar durante a noite.
Como se vem tornando hábito também, não faltam as sardinhas para ir dando algum alento ao estômago... pois que isto de saltar fogueiras tem muito que se lhe diga, se bem que os "aventureiros" este ano foram poucos e nem mesmo os jovens quiseram dar um saltinho na fogueira.
O cheiro da sardinha assada espalha-se depressa e atrai aqueles que não sabiam de nada.
Depois de passar as sardinhas "para dentro" há que lançar para fora 2 dedos de conversa, conversa essa que se vai alongando perdendo-se a conta aos dedos (que certamente os de uma mão não serão suficientes).
Com a fogueira quase apagada, surgem então os "corajosos de última hora" que aproveitam para dar um salto. Enquanto isso, já há quem puxe pela harmónica e comece a tocar as "modas de antigamente" com as quais "muitos bailes eram feitos". Aqueles que se deixam entusiasmar pela música seguem o tocador que rapidamente é incluído num comboio ou numa roda.
Antes mesmo de me ir embora, houve ainda tempo para receber um pedido: "Olha tira aqui uma fotografia e escreve lá que ainda sobraram sardinhas!".
Como não gosto de faltar ao prometido, mais em baixo podem ver as várias travessas, algumas delas com as ditas sardinhas, impacientemente à espera de quem as quisesse comer.