Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
A Visita Pastoral de D. Antonino Dias [bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco] a Aldeia de Santa Margarida no dia 22 de Novembro foi um acontecimento ímpar nesta comunidade paroquial, sem um banho de multidão que seria virtual se porventura aparecesse. As nossas aldeias estão a despovoar-se progressivamente por falta de condições de vida profissional.
Assim, na recepção junto ao Monumento do Coração Imaculado de Maria, à entrada da nossa Aldeia, estava um bom grupo de pessoas, destacando-se os representantes da autarquia local e das associações religiosas e culturais, mormente o Grupo dos "Tapori a Bombar", formado por diversos grupos etários, incluindo crianças, que proporcionaram um ambiente festivo à chegada do nosso bispo. E como é terra de pirotécnicos, não podiam faltar os foguetes.
Seguidamente, o presidente da Junta de Freguesia, Sr. Luís Caria, fez uma breve e solene saudação a este ilustre personagem da igreja diocesana, corroborada pelos presentes com uma sentida salva de palmas. Entrámos depois no cemitério onde o nosso bispo presidiu à oração comunitária de sufrágio por todos os defuntos ali sepultados. Num percurso pedestre em direcção à igreja matriz, visitaram-se as capelas de São Sebastião e Santo António, a casa da Junta e a Extensão de Saúde no mesmo edifício e, por fim, foi cumprimentar o Sr. Padre António Maria da Costa e sua irmã adoentada na sua própria residência.
Ao meio dia começou a solene Eucaristia na Igreja Matriz tricentenária. O pároco saudou o Sr. D. Antonino, interpretando os sentimentos da numerosa Assembleia e fazendo referência à honra de o recebermos já pela segunda vez. O Grupo Coral, com algumas adufeiras, animou a festividade celebração. É justo salientar o solene ofertório em que todas as crianças da catequese trouxeram ao altar presentes simbólicos oferecidos ao nosso bispo, que ficou sensibilizado, agradecendo todas as manifestações de carinho desta comunidade.
Após o almoço oferecido pela Junta de Freguesia no Salão Multiusos, muito bem confeccionado por um grupo de pessoas da Aldeia, o nosso bispo continuou o seu périplo pedestre pelas ruas da povoação, num belo dia de sol primaveril. Fez uma visita especial aos idosos do Centro de Dia, sendo acompanhado pelo presidente da Direcção, Sr. João Camejo, também na visita a uma doente na sua residência e ao edifício da ex-Casa Sarafana, cujo projecto de um futuro Lar já foi aprovado pela Segurança Social, aguardando apenas a prometida comparticipação financeira.
Em seguida, como estava programado, o prelado diocesano teve um encontro especial muito proveitoso na igreja com as forças vivas da paróquia e outros voluntários que quiseram dialogar com ele, expondo-lhe as suas inquietações. Como o dia já estava a declinar, esta Visita Pastoral concluiu com um magusto comunitário em convívio fraternal e ao jeito de despedida. O comandante Destacamento da GNR de Idanha-a-Nova aproveitou a presença da comunidade para fazer também um esclarecimento, à base de um power-point, sobre visitas fraudulentas de pessoas indesejadas.
(Fonte Jornal Raiano de Dezembro de 2009)