Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
O nosso amigo Paulo Marques entrou em contacto connosco, por e-mail, dando conta de algumas palavras que eram (ainda são) utilizadas na nossa Aldeia.
Começa desde logo pelo baraço, que, para quem não sabe, é um pedação de corda delgada, uma guita ou cordel. Muito útil quando precisamos de atar alguma coisa.
Depois, e este é um termo muito utilizado nesta altura do ano, afinal de contas é mais do que usual andarmos constantemente arreganhados. Afinal de contas, com as baixas temperaturas, mesmo muito agasalhados, andamos sempre cheios de frio. Sobretudo se estivermos na nossa aldeia.
Outro termo que o Paulo nos recorda é algo bem útil. Trata-se do ferrolho, essa tranca corrediça para fechar portas ou janelas, muito prática para trancar, por exemplo, o cancelão, uma porta grande de ferro.
Nos exemplos que nos mandou, o Paulo Marques lembrou-nos ainda que as habitações, antigamente, eram construídas quase sempre sem esquecer duas importantes divisões: o forro e a loja. O forro porque é um espaço entre o telhado e tecto da casa onde se guardavam as batatas e alguns frutos. Já a loja era um pavimento térreo da casa onde, normalmente, ficavam os animais e os utensílios agrícolas.
E por falar em animais, quem não se lembra das pitas, tão úteis para nos proporcionarem ovos ou até contribuírem para fazer uma deliciosa canja quando estamos doentes.
E pronto, resta-nos agradecer ao Paulo Marques o excelente contributo e desafiar os nossos visitantes a enviarem-nos outras palavras que se recordam de serem usadas antigamente em Aldeia de Santa Margarida ou no concelho de Idanha-a-Nova.
Ah, e antes de terminar este texto, despeço-me com uma expressão que a Soly nos recordou há dias numa caixa de comentários mais abaixo: "Nosso Senhor nos guarde".