Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
Para tudo tem de existir um início.
Assim, marco aqui hoje o início de um espaço que não pretende ser apenas meu. Pretende ser de todos aqueles que são, descendem ou gostam de Aldeia de Santa Margarida.
Um espaço para todos os que, longe ou perto, têm sempre no coração a nossa Aldeia. Um espaço que pretende ser um complemento à página da nossa Aldeia.
Por isso, deixo aqui o desafio a todos: enviem notícias vossas, contem histórias, o que quiserem.
O endereço de e-mail vai ficar sempre aqui ao lado. De qualquer forma, e como hoje é o primeiro dia deste novo espaço fica aqui o endereço: aldeiadesantamargarida[@]gmail.com. Para que este espaço possa ser de todos.
Eu fico por aqui a aguardar novas vossas.
Até já!
Foi assim que, há cinco anos, me lancei nesta empreitada enorme e sempre inacabada de divulgar Aldeia de Santa Margarida.
Começou-se devagar, com um pequeno portefólio de informações e fotografias sobre uma aldeia que amo e me está intrinsecamente no sangue. Aqui nasceram os meus pais, aqui fizeram a sua vida os meus avós, toda a minha família, que uma forma ou de outra, passou aqui uma parte significativa da sua vida. Aqui fui também baptizado, ainda com meses.
Por tudo isto esta é, também, a minha aldeia.
No entanto, o passar dos meses, e depois dos anos, começou a resultar naquilo que eu pretendia desde início. A minha aldeia começou a ser de muitos outros. Começou a encontrar alguns dos seus filhos que estão espalhados pelo mundo. Em França, Espanha, Luxemburgo, Brasil, Macau e até Austrália. De várias partes do mundo, através deste espaço, foram-me chegando contactos de vários descendentes de Aldeia de Santa Margarida.
E, quase sem se dar por isso, esta pequena aldeia do concelho de Idanha-a-Nova ganhou novos mundos.
Cinco anos depois - e dois dias, já que o aniversário, na verdade, foi celebrado na passada quinta-feira - não posso deixar de fazer um balanço extremamente positivo de tudo o que foi alcançado. Os destaques dados na blogosfera, e não só, o reconhecimento da importância que este espaço tem para muitos dos que estão longe o ano inteiro. As visitas - quase 73 mil visitas e mais de 153 mil páginas vistas - constantes. Desculpem-me a imodéstia, mas este blogue é um verdadeiro sucesso.
Não posso, naturalmente, deixar de agradecer a algumas pessoas que ao longo dos tempos têm sido uma preciosa ajuda.
Em primeiro lugar ao meu primo David Martins, que durante muito tempo foi nosso colaborador permanente, mas que, infelizmente, devido à sua vida estudantil, acabou por ter de cessar a sua colaboração.
À minha prima Ana Leal, a nossa mais recente colaboradora e que, mesmo que apenas pontualmente, também tem sido uma preciosa ajuda para manter com um mínimo de regularidade este blogue actualizado.
À minha irmã Inês Robalo que, sempre que eu não posso, tem sido igualmente preciosa na ajuda em documentar alguns acontecimentos da nossa aldeia.
Ao Samuel Pereira, d'Os Tapori a Bombar, pela ajuda que também tem dado, transmitindo alguma informação sobre eventos que vão ocorrendo na nossa aldeia.
Ao padre Luís Bernardo, pelo carinho com que - mesmo em silêncio - tem acompanhado a vida deste blogue e o tem agraciado nas suas palavras em diversas ocasiões.
E a todos vós que, com mais ou menos regularidade, têm acompanhado este blogue, o que aqui se vai escrevendo, o que aqui se vai dizendo. Que têm também colaborado com alguns escritos e estórias passadas que aqui vamos divulgando.
Agradeço-vos a todos, do fundo do coração, pelo carinho que têm dispensado a este espaço ao longo destes cinco anos. Esperemos que se lhe juntem muitos outros cinco anos.
Bem haja a todos!