Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
A Águas do Centro iniciou o novo ano com a entrada em exploração de 5 novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em quatro municípios do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais de Raia, Zêzere e Nabão.
As novas infra-estruturas totalizaram um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros, desempenhado um papel relevante na melhoria da qualidade dos efluentes devolvidos ao meio receptor, numa região conhecida pelas suas praias fluviais.
No município de Castelo Branco, a Águas do Centro remodelou a ETAR de Lardosa, que serve cerca de 1500 habitantes através de uma capacidade instalada para tratar 197 m3/dia de águas residuais, utilizando um processo de tratamento por lamas activadas em arejamento prolongado.
No município de Vila Velha de Ródão, são duas as novas infra-estruturas em funcionamento, tendo a ETAR de Sarnadas do Ródão sido construída de raiz, enquanto a ETAR de Fratel foi alvo de remodelação. Tendo entrado em exploração no final de Dezembro, estas ETAR servem no seu conjunto cerca de 1100 habitantes. Na ETAR de Sarnadas do Ródão o processo de tratamento utilizado consiste na utilização de leitos de macrófitas, em que são usadas culturas de plantas como forma de tratar biologicamente os efluentes.
Em Idanha-a-Nova foi remodelada a ETAR de Aldeia de Santa Margarida, com uma capacidade instalada de tratamento de 138 m3/dia para os efluentes produzidos num aglomerado populacional de 886 habitantes, recorrendo também ao tratamento por leitos de macrófitas.
Também no final de Dezembro, entrou em funcionamento a ETAR de Malhada do Rei, no município de Pampilhosa da Serra, que tinha sido alvo de remodelação.
Abrangendo uma vasta área, que se estende desde a fronteira até ao rio Nabão, o Sistema Multimunicipal gerido pela Águas do Centro representa a maior aposta realizada no sector ambiental no Centro do País, permitindo o cumprimento dos objectivos dos Planos da Bacia Hidrográfica para a qualidade das linhas de água da região.
15 de Fevereiro de 2011