Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
Como muitos têm ouvido falar nos últimos tempos, está em marcha uma decisão do Governo, com a benção da troika que veio emprestar dinheiro a Portugal, que visa proceder à fusão e agregação de cerca de 2300 freguesias portuguesas. Naturalmente, já nos passou a todos pela cabeça a possibilidade de Aldeia de Santa Margarida vir a ser incluída neste grupo de freguesias.
Pois bem, posso, para já, adiantar-vos que face ao documento em discussão actualmente Aldeia de Santa Margarida não faz parte da lista de freguesias a fundir.
No entanto, o nosso concelho não fica imune a esta decisão do Governo e, segundo os documentos a que tivemos acesso, são três as freguesias que não reúnem os critérios necessários e, como tal, deverão ser agregadas no concelho de Idanha-a-Nova. A saber:
Nos concelhos vizinhos, destaque ainda para a prevista fusão, no concelho de Penamacor, das freguesias de Águas, Aldeia de João Pires, Bemposta, Meimão e Vale da Senhora da Póvoa. No concelho do Fundão estão previstas as fusões das freguesias da Capinha, Castelo Novo e Lavacolhos.
Para os interessados nesta matéria, deixo aqui as listagens das freguesias a manter e a agregar, tal como se encontram disponíveis na página da Associnal Nacional de Freguesias (Anafre).
Recordamos, porém, que este não é ainda um processo encerrado pelo que quaisquer festejos antecipados se podem revelar precipitados.
Disponibiliza-se ainda, a partir do mesmo sítio, o Documento Verde da Reforma da Administração Local e seus anexos