Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
Assinalam-se hoje 13 anos sobre a criação deste blogue.
Um espaço que, como referi logo no primeiro post, "não pretende ser apenas meu. Pretende ser de todos aqueles que são, descendem ou gostam de Aldeia de Santa Margarida. Um espaço para todos os que, longe ou perto, têm sempre no coração a nossa Aldeia".
Muita coisa mudou desde o dia 25 de Novembro de 2005.
Mudou a dinâmica das redes digitais, com o forte crescimento e desenvolvimento do Facebook e do Instragram. Com a criação da página da nossa aldeia nestas duas redes, bem como o Grupo de Amigos de ASM no Facebook e onde comunicamos com maior facilidade e rapidez.
Mudaram as pessoas que habitavam em Aldeia de Santa Margarida e me iam ajudando com maior assiduidade na gestão do blogue (em concreto a Ana Leal e o David Martins). Porque cresceram e as suas vidas ganharam novos rumos.
Mudou a dinâmica da nossa própria freguesia, com a (oportuna) criação da página da Junta de Freguesia e com o próprio dinamismo que todos reconhecemos à presidente Zélia.
Mudou, claro, a minha disponibilidade para continuar a alimentar este espaço com a mesma assiduidade que antes marcava o blogue e que nos permitiram chegar a ter cerca médias de 150 visitas diárias neste espaço (facto que ainda hoje considero assinalável face à dimensão e características próprias de Aldeia de Santa Margarida).
Muita coisa mudou. Apenas uma se mantém inalterada: a vontade de continuar a divulgar a nossa freguesia pelas redes digitais.
Porque foi isso que nos aproximou de conterrâneos nossos no Brasil, em Espanha, em Macau, em França, Alemanha ou em vários outros países. Alguns que passaram a ter aqui um espaço de proximidade com a terra que os viu nascer.
Permitam-me um pouco de vaidade: orgulho-me muito do que se criou aqui e da dimensão que se atingiu. Sempre o fiz (e continuo a fazer) de forma gratuita, sem nunca pedir nada a ninguém. Porque nunca foi o dinheiro que me moveu na criação deste e de outros espaços.
O que sempre me moveu foi dar a conhecer a aldeia onde os meus avós constituíram família. Onde os meus pais e tios cresceram. Onde eu e a minha irmã brincamos e onde sempre acabamos por querer voltar. Nem que seja de fugida num fim-de-semana.
Onde quero que os meus filhos se sintam em casa, se sintam próximos das suas origens.
Obrigado à Ana Leal e ao David Martins pela ajuda que em tempos me deram.
Obrigado à Inês Robalo por, dentro das suas próprias limitações, me ir ajudando a manter este espaço vivo.
Obrigado a todos os que por aqui têm andado ao longo destes 13 anos.
Vamos continuar por aqui.
Com maior ou menor regularidade, mas vamos!
De acordo com o almanaque Borda D'Água, aqui ficam os conselhos para a Agricultura, Jardinagem e Animais para o mês de Novembro de 2018.
Para memória futura, publicamos a lista de membros nomeados para a Comissão de Festas de Aldeia de Santa Margarida - 2018/19. A saber:
- João Lourenço e Fátima Reis Lourenço
- Rui Reis e Dora Neto
- João Paulo Pousinho e Esposa
- Tiago Leitão e Ana Roseiro
- Luis Miguel Cajado Marques
- Manuel Ferro Ribeiro
- David Lima e Esposa
- Joaquim Geada
- Manuel Gravito e Manuela Valverde
- Paulo Marques e Manuela Marques
- Amândio Geada e Antónia Geada
- António Pires e Esposa
- António Fernandes e Susana Fernandes
- Inês Robalo e Ricardo Bernardo
- Catarina Madaleno e José Claré
- José Lourenço Cajado e Esposa
- Melisa Raposo e Leonel Santos
- Emilie e Josué Fonseca
- Ana Leal e Carlos Clemente
- Alfredo Leal e Isabel Leal
- Sandrina Leitão e Márcio Creado
- Cristina Leitão e Bela Leitão
- Stessy Oury e Mathieu
- António Barroso Bicho
- Gonçalo Cardoso
- Daniel Moita
- Hugo Afonso
- Micael Nabais
- Diogo Ribeiro
- Vitor Bruno Ribeiro
- Tina (Suécia)
- David Afonso
- Anabela Moita
- Ricardo Ferrinho
O nosso Michel Fernandes a brilhar na Imprensa Nacional.
Aluno do Instituto Politécnico de Castelo Branco cria harpa laser
Um aluno do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) criou uma harpa laser que vai ser integrada num projeto empresarial a desenvolver no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), foi hoje anunciado.
"Este projeto permitiu-me elaborar um dispositivo que pudesse representar competências, temáticas e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem na Escola Superior de Tecnologia (EST), bem como ser articulado e complementado com os meus conhecimentos e experiência no meio musical", explica Miguel Fernandes, aluno de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da EST.
Interrompendo um ou mais feixes óticos da harpa laser, um músico pode produzir sons.
O dispositivo desenvolvido é um controlador MIDI laser que, por si só, não produz som, sendo necessário ligá-lo a dispositivos geradores de som, compatíveis com o protocolo MIDI, tais como sintetizadores 'hardware', 'samplers', ou ainda 'plugins' num computador.
A harpa laser permite polifonia desde que o equipamento a ela ligado seja um equipamento polifónico e ainda capaz de selecionar escalas diferentes.
Graças a uma fita de LED incorporada na estrutura, permite também associar uma cor a uma escala musical ou a um conjunto de notas.
Atualmente em fase de protótipo, a harpa vai ser progressivamente melhorada e integrada num projeto empresarial a desenvolver no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI).
Já podem marcar nas vossas agendas as datas para o VII Festival das Flores, a realizar em Aldeia de Santa Margarida.
De acordo com o almanaque Borda D'Água, aqui ficam os conselhos para a Agricultura, Jardinagem e Animais para o mês de Outubro de 2018.
É já amanhã
Via Jornal do Fundão
«Idanha-a-Nova recebe de 13 a 23 de setembro um festival de teatro internacional que conta com a presença de nove companhias de Portugal e de Espanha, foi hoje anunciado.
“Os grupos de teatro chegam de várias zonas do país e da vizinha Espanha. Além da Ajidanha, companhia organizadora, somam-se mais oito companhias de teatro, provenientes de Avintes, Barcelos, Benedita, Cáceres e Castuera (Espanha), Covilhã, Machico e Pombal”, refere, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.
Dia 22 sobe ao palco do salão de festas da Aldeia de Santa Margarida a companhia de Teatro Amador de Pombal com os “Lusíadas?”.»
Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 3 set (Lusa) - Dezoito idosos de Idanha-a-Nova receberam consultas de cardiologia gratuitas no âmbito de uma parceria entre o município local e a Fundação Álvaro Carvalho, sendo que a seleção decorreu segundo critérios de prioridade clínica, foi hoje anunciado.
"Estas foram as primeiras consultas de cardiologia em Idanha-a-Nova, no âmbito deste projeto, depois de também já terem sido realizadas consultas de dermatologia e de oftalmologia, incluindo 21 operações às cataratas sem custos para os utentes", explica em comunicado a Câmara de Idanha-a-Nova.
A ação decorreu no Centro de Saúde de Idanha-a-Nova e os utentes foram selecionados, em articulação com o Centro de Saúde, segundo critérios de prioridade clínica.
"Estas consultas gratuitas permitem complementar as áreas em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem menos capacidade de resposta, garantindo maior qualidade de vida aos habitantes do concelho", lê-se na nota.
As consultas foram prestadas por um médico de medicina interna e por uma médica cardiologista, com a realização de exames complementares, designadamente eletrocardiograma e ecocardiograma.
A Fundação Álvaro Carvalho, mentora deste projeto, tem desenvolvido a sua missão social, materializada na assistência médica a doentes no interior do país, nomeadamente especialidades em que há maiores carências.