Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
Olá amigo,
Está a chegar a Páscoa e sei que estás já a contar os dias para te meteres no carro e ires a Aldeia de Santa Margarida passar este tempo festivo. Sei bem que estás com saudades da nossa aldeia. Com saudades de percorrer as ruas da nossa terra, de sentir o cheiro dos campos, respirar o ar puro emanado dos pinheiro e eucaliptos.
Sei que tens saudades de provar o pão quente acabado de sair do forno de lenha, as couves tenras e frescas, com aquelas batatas tão puras que te sabem a amor. E reencontrar os amigos de outros tempos, de outras vidas, dos momentos de infância quando tudo era diferente.
Sei bem o que tudo isso é, porque também eu tenho saudades de tudo isso. E gostava de me enfiar no carro com a família e galgar quilómetros para voltar à essência do meu ser, da minha família.
Mas olha, sabes, este ano é melhor não vires. Sabes bem que estamos a viver um momento muito duro, com centenas de pessoas a ficarem diariamente doente por causa desta doença maldita que está a mudar a nossa vida toda.
Sabes, quando nos mandam ficar em casa não é para nos aborrecerem. É mesmo para nos protegermos e para protegermos os nossos. É para nossa segurança.
Se amas os teus amigos e familiares e te preocupas com a nossa terra, este ano não venhas passar a Páscoa à nossa aldeia. Sabes quantas pessoas já ficaram doentes porque outros, sem saberem se estão ou não decidiram fazer a sua vida normalmente como se nada se passasse? Tens noção que, mesmo sem querer, podes tornar-te num foco de contágio por te cruzares com alguém que esteja infectado com o COVID-19 e tornares-te um foco de infecção? Ainda para cima na nossa aldeia que, como sabes, tem maioritariamente uma população inserida nos grupos de risco?
Protege-te a ti e à tua família ficando em casa. A sério. Faz isso por ti, pelos teus amigos e familiares. Por todos nós.
Fica bem!
Um abraço do teu amigo,
Helder Robalo