por Helder Robalo, em 28.03.17
«Este Sábado, 25, ao final da manhã, no Lar em Cebolais de Cima, o Senhor nosso Deus chamou a Si o nosso Padre Luís Moreira Bernardo, que está em câmara ardente na Igreja do Seminário de S. José, em Alcains, de onde sairá pelas 16h30 em direcção a S. Miguel d'Acha, uma das últimas Paróquias do nosso P. Luís, onde será celebrada Eucaristia pelas 18h00 e à qual se seguirá a sepultura no Cemitério local.
Esperada ou surpreendendo o dia que acontece, a morte é sempre a evidência, às vezes brutal, da nossa condição humana de peregrinos de um outro mundo e de um outro Reino, da nossa natureza limitada e provisória, da nossa fragilidade.
Muitas vezes nos interrogamos sobre o "depois da morte" mas raras vezes nos interrogamos sobre o "antes da vida". Deus é o "antes", o "durante" e o "depois" da nossa vida, a eternidade em que por misericórdia participamos.
A morte não é, por isso, a última palavra sobre o sentido da vida humana. Para lá da morte está Deus e, por isso, está a vida que brota do seu amor.
O Padre Luís Moreira Bernardo tinha 78 anos de idade, completados no passado dia 06 de Março. Foi ordenado sacerdote no dia 05 de Julho de 1964, tendo sido pároco da nossa freguesia de Aldeia de Santa Margarida durante vários anos.Um amigo da nossa terra e um dos grandes responsáveis por muitas das obras de recuperação dos altares e espaços na nossa Igreja Matriz nos últimos anos.
O padre Luís Moreira Bernardo foi dispensado da paroquialidade de Aldeia de Santa Margarida, São Miguel d’Acha, Medelim e Proença-a-Velha (Arciprestado de Castelo Branco) a 31 de Julho de 2014.