Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Blogue para aqueles que têm raízes nesta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova e não tiram do pensamento a aldeia que os viu nascer. Pretende-se divulgar a história e cultura da Aldeia e dar a conhecer o que por aqui acontece!
A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal – GR22 foi criada no ano 2000, tendo sido remarcada em 2014. Tem um traçado circular com 565km e uma variante de 40km que permite dividi-la em duas.
A GR22 estende-se ao longo de 565 quilómetros, que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta, pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso).
Este projeto foi criado por forma a assegurar todas as condições necessárias aos viajantes e turistas que atravessam os 19 municípios envolvidos, contando com cerca de 35 unidades de alojamento e 10 restaurantes recomendados.
Do ponto de vista natural, os percursos estendem-se pelas serras da Estrela, Gardunha, Malcata e Açor e respetivas reservas e parques naturais e também à região classificada do Douro Internacional e à Área Protegida da Faia Brava, junto ao rio Côa.
Dividida em 13 etapas, a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal contempla a passagem por Aldeia de Santa Margarida na sua Etapa n.º 9, que liga Castelo Novo a Idanha-a-Nova.
No sentido Castelo Novo > Idanha-a-Nova, a etapa sai de Castelo Novo coincidente com a anterior para, no final do casario, se separar desta e infletir para Este, atravessando a EN18, a linha de comboio e a Ribeira de Alpreade, que a partir daqui acompanha, passando pela Atalaia do Campo e subindo depois para a Orca. Desta localidade, segue em direção à ribeira do Taveiro para a atravessar e acompanhar, a alguma distância, até à Aldeia de Santa Margarida, de onde se dirige para Sul e continua em direção a Proença-a-Velha. Entrando no vale do rio Torto, atravessa-o por uma ponte pedonal e segue por entre caminhos florestais até à Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.
No sentido inverso, na ligação Idanha-a-Nova > Castelo Novo, esta etapa inicia-se em direção a Oeste, por caminhos florestais, até Proença-a-Velha atravessando ainda antes o vale do rio Torto. Continuando maioritariamente em terra batida, o percurso dirige-se agora para Norte até à Aldeia de Santa Margarida, onde retoma a direção anterior e atravessa a ribeira do Taveiro, pela ponte romana, para chegar a Orca. Saindo desta localidade, mantém-se em estradas de terra até à EM560, onde encontra o vale da ribeira de Alpreade, que irá acompanhar até ao fim da etapa, passando pela Atalaia do Campo, pela ponte romana e cruza a EN18. Um pouco mais à frente, encontra a etapa seguinte, infletindo neste ponto para norte em direção à Aldeia Histórica de Castelo Novo.
Mais informações sobre a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal – GR22 podem ser encontradas em http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/percursos/grande-rota/